top of page

Fundadores

Pessoas que tornaram esse projeto possível

Um sonho sonhado junto torna-se realidade. E foi graças a todas essas escritoras e escritores que nosso Clube foi possível. 

fundador

Iza Lobo

  • Instagram

Nascida e moradora de Cachoeira-Bahia, é médica com mestrado e doutorado em infectologia e pesquisadora com artigos científicos publicados. Cercada dos livros da biblioteca paterna cresceu rodeada de 13 irmãos de grande família do interior baiano; é casada e mãe de duas filhas. Escreve poemas desde pequena e sempre sonhou ser escritora. Suas publicações poéticas começaram em 2014, com o livro Alma Feminina em parceria com duas amigas poetas. Em 2020 ingressou no curso de Escrita Criativa da Editora Metamorfose, o que abriu caminho para novos pequenos cursos de poesia e várias publicações em coletâneas e livros individuais.

 

Publicações literárias:

§  Alma Feminina – 1ª. edição Quarteto Editora, 2014

§  Alma feminina – 2ª. edição Popoff Edições e Arte, 2018

§  Poesia numa hora dessas (coletânea) – Editora Metamorfose, 2021

§  Contos Reunidos (coletânea) – Editora Metamorfose, 2021

§  Sonetos dos Amores Primeiros – Editora Nova Civilização, 2022

§  Pandemia, Arte & Poesia – Editora Nova Civilização, 2022

§  Suores Noturnos (poesia) – Editora Metamorfose, 2022

§  Poetas da Ladeira (poesia) – Editora Nova Civilização, 2022

fundador

Edith Beatriz Camano

  • Instagram

No momento, moro em Porto Alegre, mas já passei parte de minha vida em Uruguai, Argentina, Chile e França. Sou formada em Engenharia Hídrica, em Argentina, e arrematei com Mestrado e Doutorado. Cheguei ao topo da carreira docente no IPH/UFRGS, como professora titular. Ainda colaboro com o PPG RHSA do IPH/UFRGS. 

Fiz o curso de Escrita Criativa da Metamorfose e descobri o mundo dos escritores. Quanto a publicações, participei da coletânea "Navalha, Veneno, Mistério", Ed. Metamorfose, 2023. Estou com muitos projetos para publicar em aberto. 

fundador

Adriana Tolotti

  • Instagram

Gaúcha, apaixonada por viagens,formada e pós graduada na área da saúde. A leitura faz parte da minha vida desde a adolescência. Participei de cursos, oficinas de escrita e de clubes de leitura. Resolvi tirar da gaveta o que guardava só para mim e estou no processo de escrita do meu primeiro romance.

fundador

Claudia Roesler

  • Instagram

Claudia Roesler é graduada em Direito e doutora em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela
Universidade de São Paulo/USP. Atualmente é professora da Faculdade de Direito da
Universidade de Brasília-UnB. Estuda retórica e argumentação jurídica. Já publicou sete
livros em sua área de pesquisa. Adora literatura, mitologia e história. Mora em Brasília.
Publicou o seu primeiro livro de ficção em 2023: O Dia em que o Minotauro chorou, pela
Editora Metamorfose.

fundador

Carolina Bucci

  • Instagram

Carolina Bucci é gaúcha, de Porto Alegre. Desde cedo segue uma trajetória ligada à área criativa. Designer, publicitária de formação, especialista em marketing; escreve poesia,
histórias infantis e está em fase de desenvolvimento de uma novela. 2021 foi o ano de sua estreia literária com a Coletânea "Autoficção: contos inspirados em fatos reais", pela Editora Metamorfose.

fundador

Zilá Mesquita

  • Instagram

- Fui professora de ensino fundamental, médio e universitária com publicações em congressos, livros e periódicos a nível nacional e internacional, e me aposentei como professora,
pesquisadora e orientadora na UFRGS, tendo atuado no Instituto de Geociências, Departamento de Geografia e na Escola de Administração, além do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional– mestrado e doutorado – como professora da UNISC -Universidade
de Santa Cruz do Sul.
Atuei como técnica em planejamento da Secretaria de Coordenação e Planejamento do Rio
Grande do Sul.

 

Obras Publicadas:
“O macaquinho que saltou do livro”, in: “Literatura Infantil Prêmio Habitasul- Correio do Povo Revelação Literária82”.
Conto “Averiz” in: Presença AGEI – prosa e versos Porto Alegre,2008.

Coautora do romance: “Apolinário e Esmê - luz e sombra no paralelo 30”,2009 Nova Prova, Porto Alegre.
Barriga na terra, ideia no ar na coletânea em e-book& O rei que comia letras e outras histórias, 2011.


 

fundador

Ana Aygadoux

  • Instagram

Toulouse/ França
Formada em Direito pela USP, trocou as leis pela escrita e pelas artes. É autora
do livro O Pacto, disponível em ebook na Amazon e livro físico sob encomenda com a
autora. Participou de coletâneas de contos pela editora Metamorfose e de minicontos
pelo projeto Literatura Mínima, publica seus textos no Instagram e em seu blog pessoal.

fundador

Andressa Klemberg

  • Instagram

A leitura e a escrita sempre estiveram comigo, amava completar a ficha da biblioteca da escola e comecei a escrever contos e poemas com cerca de dez anos. Hoje sou Mestra em Saúde Coletiva pela UFRGS, trabalho com consultoria em gestão em saúde e sigo escrevendo. Meu e-book "Poesia para começar" está na Amazon e já participei de diversas antologias, dentre elas "Posso te amar" (Editora Hope) e "Vivências" (Clube do Gabo), disponíveis também em e-book. Atualmente, escrevo poemas, crônicas e a primeira versão de um romance sobre solidão, limites e ausências. No instagram, compartilho sobre minhas leituras e escritas em @ameumlivro. 

fundador

Joice Giacomoni

  • Instagram

Joice Giacomoni tem formação em artes visuais e publicidade, trabalha desde o início dos anos 90 com design gráfico e é responsável pela criação de dezenas de peças como embalagens, marcas e logotipias, pequenos e grandes impressos, cartazes, capas de discos, cds e livros.
Em paralelo desenvolve seu trabalho nas artes visuais com  pintura, escultura, gravura e arte digital, fazendo exposições solo e coletivas por várias galerias e museus.
Escreve poesia e letras de música desde o início dos anos 2000, tendo publicado um livro autoral em 2009, Mizzorbitante  e outras poesias. Participa também de algumas coletâneas.

fundador

Gabriel Nascimento

  • Instagram

Gabriel Nascimento é um contador de histórias. Aos 9 anos, escreveu uma paródia de sucesso para um trabalho da escola. Desde então, vem se experimentando artisticamente.

Jornalista e escritor, vive de texto há dez anos. Já cobriu a Feira do Livro de Porto Alegre. Participou de slams de poesia nas ruas da capital gaúcha, em 2017 e 2018; e da coletânea Tik Textos, da Editora Metamorfose, em 2022. Publica resenhas literárias no Instagram.

Sonha em morar no meio do mato, rodeado de cadernos e livros. Fã de Vonnegut, concorda: a alma cresce quando fazemos arte. Gabriel descreve melhor o mundo e as coisas do que a si mesmo. Espera que sua obra faça isso por ele.

fundador

Hélio Brauner

  • Facebook
  • Instagram

Hélio Brauner nasceu em São Leopoldo/RS, em 1963.Formou-se no Colégio Militar de Porto Alegre em 1980. Graduado em Pedagogia e Administração de Empresas, após uma breve carreira de professor, ingressou no Curso de Administração Postal dos Correios, empresa onde se aposentou com mais de trinta anos de serviço. Atualmente, dedica-se a inventar histórias nas longas horas vagas.
Frequentou as oficinas literárias do professor Charles Kiefer (2011-2014) e o Curso de Formação de Escritores da Metamorfose (2020-2021). Foi primeiro colocado na categoria
Autor Nacional no IV Concurso de Contos Vicente Cardoso - 2014 e Menção Honrosa no 28º Concurso Paulo Leminski - 2017. Tem contos publicados em diversas coletâneas. Em 2022 publicou Viagens no Caso e Teorias do Tempo, sua primeira coletânea individual.

Site: heliobrauner.com.br

fundador

Gisele Fortes

  • Instagram
  • TikTok

Carioca, romântica e apaixonada por literatura, Gisele Fortes é formada e pós-graduada em Comunicação Social, tendo ocupado importantes cargos durante 20 anos de mercado corporativo. A autora passou a investir na escrita de ficção no final de 2020, lançando cinco livros desde então: “Pronta para Viver”, “Todas as curvas do caminho”, “Desencontros de amor", “Mesmo depois do fim” e "Da fossa à bossa". Leitora voraz desde a infância, escreve para fazer o público escapar da sua realidade e experimentar viagens memoráveis, sem precisar sair de casa.

Obras publicadas:

Pronta para Viver

Todas as curvas do caminho

Desencontros de Amor

Mesmo depois do fim

Da fossa à bossa

fundador

Tatiane Ramos

  • Instagram

Muito prazer, me chamo Tatiane Ramos! Sou Bacharela em Administração e trabalho com Auditoria Fiscal, mas minha verdadeira paixão é e sempre foi a Escrita. É o que me preenche, me esgota e me arranca do caos e do tédio do mundo. Escrevo crônicas, romances, fantasias, diários e devaneios, colocando meus sentimentos em cada palavra.

fundador

Ronaldo Lucena

  • Instagram
  • Facebook

Ronaldo Lucena é um peregrino, caminhante que nasceu em Caxias do Sul, no verão de 1967. Hoje vive em Porto Alegre onde, nas horas longas, é médico radiologista.  Fez pós-graduação em Letras; MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores e mestrado em Engenharia. Frequentou oficinas literárias tendo participado de antologias de contos e crônicas. Premiado em concursos literáriose festivais de música. Em 2014 lançou o livro de contos A escrita do Chão. Em 2023 lançou o livro Das coisas do meu caminho.

Obras Publicadas:

A escrita do chão, 2014. Ed. Buqui

Das coisas do meu caminho, 2023. Ed. Coralina

fundador

Diego Nunes Lopes

  • Instagram

Diego Lopes é formado e pós-graduado em Direito e atualmente trabalha como servidor público federal. Gaúcho de Santa Maria, sempre gostou de ler e escrever desde a infância, frequentando cursos e oficinas literárias ao longo dos anos para se profissionalizar na arte da escrita. 

Escreve ficção, embora às vezes se aventure escrevendo crônicas e contos com um enfoque mais realista. Participou da coletânea “Navalha, Veneno, Mistério” da Editora Metamorfose e atualmente está construindo sua primeira narrativa longa. 

fundador

Catarina Badajós

  • Facebook
  • Instagram

Catarina Badajoz nasceu no Rio de janeiro, foi premiada em 1º lugar pela Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande na Categoria Poesia e foi finalista do concurso nacional de contos da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências em 2019, publicou seu trabalho na Antologia AGLAC da editora Machado em 2021 e na Coletânea Navalha, Veneno e Mistério - Contos Policiais, de Suspense e Investigação da editora Metamorfose em 2023. 

fundador

Náthali Nunes

  • Instagram

Me chamo Náthali, tenho 24 anos, sou formada em RH e trabalho com Comunicação, mas me arrisco a escrever um pouco também. 

Sou apaixonada por livros desde a infância e tudo começou com os livros que meu pai trazia da biblioteca do trabalho para casa. Leio de tudo um pouco, mas sou fã de carteirinha dos romances de época e fantasias mitológicas gregas.

Crio conteúdos literários como forma de incentivo para mim e para amigos no perfil @biblioparticular. Por ali também me arrisco compartilhando algumas das poucas criações que me aventuro a mostrar para o mundo.

bottom of page